Você sabe o que é a motivação e qual a sua importância em um ambiente profissional?
Motivação é um conjunto de comportamentos que levam a um determinado objetivo. É, como a própria palavra já indica, motivo + ação. Quando existe propósito, existe motivação. Afinal, por que a motivação é tão importante dentro de uma empresa? Pois, o objetivo de toda e qualquer empresa é crescer e ser referência em sua área de atuação, mas isso só acontece quando existe comprometimento com o trabalho que está sendo prestado. Ou seja, aqueles que formam a empresa precisam se sentir como parte importante e essencial do processo.
Qual a importância de um time motivado?
Ter um time motivado é uma das chaves para o sucesso. Ademais, uma equipe preparada e feliz com o trabalho que desempenha consegue ultrapassar as expectativas e entregar resultados satisfatórios, não somente porque é necessário, mas também porque está contente com a sua função dentro da empresa.
O que pode interferir na motivação do time?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, deve estar se perguntando quais fatores podem interferir na motivação dos colaboradores. Além disso, é importante frisar que nem sempre será possível manter todos os profissionais motivados, afinal, existem inúmeras razões que podem interferir nisso. No entanto, dentro do ambiente de trabalho, alguns desses aspectos podem diminuir a motivação, como por exemplo:
- Ineficiência de uma liderança adequada;
- Falta de valorização profissional;
- Mau relacionamento da equipe;
- Limitação na visão de progresso.
Através disso, como evitar um ambiente desmotivado?
A empresa deve se mostrar preocupada com seus colaboradores e estar sempre atenta ao que está acontecendo. Para isso, existe a área de recursos humanos (ou, no caso da Quanttum, talentos humanos). Essa área é responsável por acompanhar os membros e entender quais suas necessidades. Coletar informações sobre a equipe pode trazer mudanças significativas, aumentando o engajamento do time e, consequentemente, sua produtividade. Incentivar os membros, dar espaço para eles participarem ativamente, celebrar conquistas, criar um ambiente confortável, baseado no respeito e na cordialidade e reconhecer os esforços também são exemplos de atitudes que contribuem para um ambiente de trabalho positivo.
E ai, esse texto te ajudou? Caso tenha qualquer outra duvida entre em contato conosco!
Texto Redigido por: Gabriele Linhares
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Trainee da Quanttum Empresa Júnior.