Cada indivíduo possui características únicas que o tornam reconhecível, desde a aparência e características físicas até traços de personalidade. De maneira similar, as empresas também possuem identidades distintas que as diferenciam no mercado. Com isso é elementar saber o que é, qual a importância e como criar uma identidade visual de êxito e se destacar no mercado.
O que é e qual a importância da identidade visual?
Ao contrário do que muitos pensam, a identidade visual não se limita apenas a um logotipo sofisticado, trata-se de um conjunto de elementos através do qual a empresa se apresenta em seus meios de comunicação. Além do logotipo, outros aspectos formam a identidade visual de uma organização, como as cores, o grafismo, a tipografia e as imagens, incluindo também algo muito difundido dentro do Movimento Empresa Júnior, a Missão, Visão e Valores (MVV).
Em união estes aspectos tem como objetivo configurar à empresa sua singularidade diante do mar em que se encontra. Mesmo que de forma subjetiva, é a identidade visual que traz aos clientes o todo que é a empresa e o que ela os oferece.
A exemplo podemos pensar em grandes marcas como Starbucks, McDonald’s e Apple, em como apenas seus logotipos e cores as lembram sem sequer apresentar o nome destas empresas. Para isso a identidade visual deve ser bem estruturada e apresentar seu diferencial, sendo assim lembrada.
Os 5 principais elementos da identidade visual
Conceito
Deve ser o primeiro aspecto a ser levado em conta, tendo como princípio que ele está diretamente atrelado ao MVV da empresa e será a base que guiará todas as decisões subsequentes.
Tipografia
Partindo da definição da palavra, tipografia é o estudo, a arte e a técnica de criar e organizar elementos tipográficos, como letras, caracteres, espaçamento e estilos, para formar um texto visualmente agradável e de fácil leitura. De forma mais expressiva, é a tipografia que confere vida ao texto.
Cores
Um dos principais elementos visuais que remetem a empresa e, por isso, deve estar fielmente ligada à sua forma de negócio, tendo em foco o que as cores remetem. Como ótimo comparativo temos a nossa própria logo, em que o azul transmite credibilidade e o laranja confiança e criatividade.
Formas
Assim como as cores, as formas demonstram ideias e emoções. Ainda como exemplo nosso logo que representa não só nosso âmbito de atuação, a Engenharia Química, como também a união de nossa Empresa Júnior.
Logo
Por fim e não menos importante, o logo é a primeira imagem de uma empresa, englobando todos os elementos anteriormente citados. Portanto, deve-se haver um planejamento minucioso para transmitir o todo da organização.
Identidade Visual vs Branding
Mesmo estes conceitos estando ligados eles diferem muito entre si. Conforme já mencionado, a identidade visual compreende um conjunto de elementos gráficos que contribuem para definir a personalidade de uma marca. Em contrapartida, o branding é um processo estratégico e contínuo de construção e gerenciamento da marca de uma empresa ou organização. Envolve uma série de ações planejadas e coordenadas para criar uma identidade única e memorável no mercado, estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo e fidelizar clientes.
Em suma, a identidade visual é uma peça-chave para o sucesso e o reconhecimento de uma empresa no mercado. Quando bem estruturada e diferenciada permite que a empresa seja lembrada e associada ao seu propósito de forma única. Ao ter a identidade visual e o branding trabalhando em harmonia, a empresa se torna uma referência no mercado, alcançando sucesso e diferenciando-se de forma marcante.
Agora você sabe a importância da identidade visual, que tal fazer sua empresa ser lembrada?!
Texto redigido por: Alexia Bahls
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/alexia-bahls-60ba38238
Assessora da Equipe de Marketing