Precificando seus produtos: Estratégias para definir o preço de bens e serviços
Então, você sabe o que é precificação de produtos e serviços e qual a importância dentro da sua empresa? Confira!
Primeiramente, para que o faturamento não seja afetado mantendo o fluxo de caixa sempre positivo é necessário muita atenção aos detalhes, demanda estratégia para determinar o valor de um produto.
Sendo assim, o principal objetivo da estratégia de precificação é garantir o lucro da venda dos produtos de uma empresa. Ela sugere um valor que ajusta-se com as metas da companhia ao mesmo tempo que satisfaz o mercado consumidor.
Por que uma empresa não deve precificar, colocando valores aleatórios nos seus produtos?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos ao que compram e antes de adquirir qualquer produto, pesquisam e conferem tudo, e se percebem preços abusivos, não voltam àquela loja.
Por isso é tão importante realizar uma estratégia de precificação que faça sentido tanto para a sua empresa, quanto para o seu cliente.
Vamos analisar algumas dessas estratégias:
Precificação Skimming
A empresa lança um produto por preço alto, mas com o tempo e de acordo com a demanda e o valor para os clientes, o preço vai baixando.
O custo acima da média no início associa ao produto a imagem de “superior”.
Costuma funcionar melhor para marcas mais reconhecidas ou para produtos ou serviços realmente inovadores.
Precificação Freemium
A ideia desta estratégia é oferecer o produto ou serviço de forma gratuita com limitações ou por um tempo determinado.
O cliente vê o valor e benefícios e assina a versão premium no futuro, esse é o objetivo.
Essa precificação é encontrada em setores como vendas por assinatura, por exemplo Netflix, Amazon Prime e Spotify.
Precificação de penetração
Aqui a proposta é lançar um produto ou serviço com um preço abaixo do praticado pelos concorrentes ou com descontos maiores para conseguir participação no mercado.
Por isso, é bastante utilizado por novas marcas que buscam por espaço ou empresas mais consolidadas que querem entrar em novos mercados.
Precificação baseada na psicologia
Busca incentivar respostas emocionais por parte dos clientes, deixando mais de lado a parte prática e racional.
Assim, a empresa tenta transmitir sentimentos de satisfação e prazer. A proposta é aumentar a demanda a partir de uma associação baseada em um benefício para o consumidor.
Precificação baseada na concorrência
A realização dessa estratégia ocorre de forma mais prática: consiste em analisar os preços da concorrência e estabelecer um valor um pouco menor ou maior.
Interessante para mercados bastante competitivos, além de ser uma forma de chamar atenção para sua marca.
Também pode ser uma opção mais simples em relação às outras. Assim, é possível combinar esse método com outros para construir uma estratégia mais efetiva.
Precificação baseada no valor
Esta estratégia de preço é totalmente centrada no consumidor, uma vez que define a precificação conforme o valor agregado e o poder de compra do público-alvo.
Requer estudos e análises profundas em relação aos consumidores, suas necessidades e demandas.
Preço de custo acrescido
O custo acrescido está relacionado ao markup, uma forma simples e clássica de definir o preço.
Ao estabelecer a porcentagem de lucro pretendida e descobrir as despesas fixas e variáveis é possível determinar o valor do custo acrescido. Também pode ser associado com outros métodos para ser mais profundo.
Preço premium
Essa estratégia tem como foco produtos ou serviços de alta qualidade e valor alto, oferecidos em determinados nichos.
Ao lançar um produto ou serviço com preço mais alto que o da concorrência, é possível obter um posicionamento premium. Porém, é preciso que haja características diferenciadas que justifiquem o preço extra.
Qual a diferença entre preço e valor?
É comum utilizarmos no dia a dia como sinônimos, mas não são a mesma coisa!
O preço é o que o consumidor paga pelo produto ou serviço. Para defini-lo, leva-se em consideração o cálculo dos gastos de produção, aos quais adiciona-se a margem de lucro desejada. São quantias tangíveis, que se pode colocar no papel para calcular.
Quando se fala em valor, a definição é um pouco mais complexa. Isso porque o conceito inclui a percepção do público, em outras palavras, o quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece.
Não diz respeito só ao quanto você gastou para produzir e o quanto deseja lucrar com a oferta, mas também a valores intangíveis para o consumidor. Isso inclui, por exemplo, o quanto a sua marca é amada pelo público, o suporte oferecido e as ações de pós-venda.
Outros pontos que representam o valor percebido:
- Ações pós-venda;
- Posicionamento da marca e o quanto ela é amada/admirada;
- Atendimento e suporte;
- Propósito, valores, diferenciais e assim por diante.
Já que agora você sabe exatamente como precificar o seu produto e/ou serviço, que tal pensar em aumentar as vendas e faturar mais?!
Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!
Boas Vendas!
Texto Redigido por: Matheus Ferreira Alves Santos.
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Membro de Jurídico Financeiro.