Como se manter criativo dentro da Empresa Júnior?

Criatividade

Recentemente, tivemos na reunião geral uma pauta sobre criatividade, nela precisávamos conceituar o que é, como despertar ou se manter criativo. Ao fim a pergunta polêmica, se os membros da empresa se consideram criativos, e surpreendentemente, a maior parte das pessoas respondeu que não.

Tendo isso em mente e com outras respostas dadas tive uma epifania. Ser criativo é muito mais que imaginar algo do zero, criar uma arte ou um texto, ser criativo é ter a capacidade de resolver problemas.

Criatividade: um estado inconstante

Em minha opinião, não existe uma totalidade criativa mas sim um conjunto de ações. Para se manter criativo não existe “tal pessoa é criativa” mas sim ela está. Ela está praticando o pensamento imaginativo. Ela mantém-se exercendo esse pensamento de criticidade para que se resolvam problemas ou otimizem processos. Foi dito que nos momentos de necessidade é quando a inventividade é aguçada. Com isso é bom sempre estar buscando inspirações que te façam girar a chave da imaginação.

Pensando nisso, estar numa Empresa Júnior não é coerente com isso? Sempre estar buscando melhoria nos processos e os apresentando de forma inovadora? Todos os setores da Empresa necessitam dessa criticidade e criatividade, então como fazer parte da mesma e não exercer a criatividade constantemente?

O setor onde a criatividade sempre precisa estar sendo trabalhada e que a maioria erroneamente atribui como o único necessário que a utiliza é o de mídia, então como produzir com constância conteúdos? Como trazer coisas inovadoras, ainda mais estando numa sociedade de imediatismo? Como ser coerente a essa evolução instantânea estando no meio técnico-científico-informacional como pontua o famoso geógrafo brasileiro Milton Santos?

Não existe uma resposta certa para isso ou uma receitinha de criatividade, porque ela se manifesta de maneiras diferentes para cada um e em momentos diferentes.

Sendo assim, aqui iremos nos limitar à criatividade no setor de produção de conteúdo, em como conseguir aguçá-la e posteriormente aplicá-la em todos os processos. 

Constância no processo criativo

Para conseguir produzir conteúdos você nunca pode descansar. Toda imagem que se observa nas redes sociais você deve reparar em alguns aspectos que a maioria não repararia. Você traz em seus perfis pessoais pessoas que são referência no assunto e nunca para de ser bombardeado com inspirações e ideias. Mas para que se possa convertê-las é preciso ter em mente alguns pontos:

  • Planejamento;
  • Ter um calendário bem definido de campanha;
  • Traçar as personas que você deseja alcançar com tais postagens;
  • Pensar na aceitação dessa publicação em tal algoritmo.

Em suma, para se manter criativo nessa área, assim como foi feito no texto, não é necessário imaginar muito, criar tudo do zero mas sim limitar o que você quer transmitir, para que assim as ideias não se dispersem, é necessário um acercamento e foco para que as ideias surjam.  

Assim, para se manter criativo em todas as áreas da vida, você precisa de exemplos, precisa buscar conhecimentos de fora. Um exemplo disso dentro de uma EJ são os Benchs, é preciso limitar o que deseja melhorar ou construir e com isso o processo criativo é direcionado e facilitado

Agora a imaginação é com vocês, mas como dito uma ajudinha cai bem! O que acharam deste texto?

Assessora da Equipe de Marketing
Criatividade

Texto Redigido por: Ana Laura Grando Coelho.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ana-laura-grando-1606381b6

Assessora da Equipe de Marketing.

Quer acompanhar mais sobre a Quanttum ?

Siga nossas redes sociais

Posts Relacionados: