O universo da Engenharia Química

O universo da engenharia química além da insdústria
O universo da Engenharia Química

Quando o assunto é engenharia química é inevitável pensar em indústria química, não é mesmo? Logo vem à cabeça as grandes empresas, como Ambev, Heineken e Petrobrás, que tudo tem a ver com a profissão: otimização de processos, caldeiras, controle de pH e reações, mas a verdade é que engenharia química não se resume somente a isso. Essa é uma pequena parte dentro do grande universo dessa ciência e da tecnologia. Acompanhe a baixo esse universo da Engenharia Química.

Quais os ramos existentes dentro da engenharia?

Se você é familiarizado com esse ramo das exatas, com certeza já ouviu a frase “engenharia química é a engenharia universal”. E não é para menos, ela está presente em praticamente tudo – se não tudo – do seu dia a dia. Pois o universo da engenharia química é extremamente desenvolvido.

Vou dar um exemplo de uma pequena parte da sua rotina: seu celular desperta, você levanta, escova os dentes, passa o café, toma um banho e vai para o trabalho. Mas o que a engenharia química está relacionada nessas simples ações?

Ela entra na criação da bateria do seu celular, no plástico da sua escova de dente, na pasta de dente, no tratamento de água, na produção de café, no xampu e sabonete, na produção de roupa (de forma indireta) e na gasolina do seu carro. Incrível, não é?

Mas, ainda, estamos falando de indústria, aquela mesma que eu disse que é uma pequena parte das muitas áreas que existem dentro do universo da engenharia química.

Quais as outras áreas?

Mas, então, quais seriam as outras áreas? Vamos lá, você com certeza já viu alguma série ou filme estilo Law & Order, em que a polícia vai até a cena do crime e recolhe dados que possam ajudar na investigação. Dados como pegadas, impressão digital, fios de cabelo e até mesmo sangue, mas quem analisa essas provas?

Isso mesmo, os engenheiros químicos! Este é um dos ramos da química forense voltado para análise de provas que possam ajudar em investigações.

Porém, na química forense, também existem outras ramificações, como a balística. Onde um engenheiro químico entraria nessa? Bom, minha experiência pessoal foi o estudo do comportamento balístico, baseado em simulações computacionais e simulações físicas encontradas na literatura para desenvolver uma placa de fibra de carbono e resina epóxi. Essa seria capaz de suportar tiros de fuzil aumentando a eficiência de um colete usado pelo policial (legal, né?).

Lembrando: essa é uma área dentro da química forense, que é uma área dentro da engenharia química. Está percebendo a vastidão do universo da engenharia química?

A engenharia é uma constante transformação

Lavoisier uma vez disse:

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e tudo se transforma através da física e da química, base de estudo para essa profissão maravilhosa.

Por isso, é fato, a engenharia química é a engenharia universal que te permite desbravar vários horizontes. Qual vai ser o seu? Escolha seu prório destino, seja você mesmo!

Quer conhecer um pouquinho mais sobre assuntos relacionados a engenharia e desvendar esse grandioso universo?

Acesse nosso site!

Texto Redigido por: Gabriela Bourguignon

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabriela-bourguignon-055436205/

Assessora da Equipe de Talentos Humanos.

Quer acompanhar mais sobre a Quanttum ?

Siga nossas redes sociais

Posts Relacionados: